Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Dança das cadeiras gerenciais. Por que tantos gerentes perdem seu lugar?

Durante minhas palestras e treinamentos eu vejo muita gente que por ter alcançado um cargo de liderança, já fez tudo o que tinha que fazer pela própria carreira. Sabe aquele último biscoito do pacote? Não é nem que a pessoa se acha, ela tem certeza! Mas a questão é que no próprio pacote tem muito mais biscoitos e o mundo está cheio deles, de diversos sabores, para todos os gostos…

Se você não entendeu, existe muita gente boa no mercado de trabalho. E pior (pra você que pensa dessa forma), existem pessoas que já são super capacitadas mas que entenderam que esse é um processo inesgotável. Continuam buscando o próprio desenvolvimento, independente de patrocínio de seu empregador. Até porque esse é o segredo da melhora do seu próprio trabalho: o protagonismo de sua carreira, a busca incessante pelo seu autodesenvolvimento. Esta é a tradução do conceito que está na moda, o tal do lifelong learning.

E isso se torna mais presente no mundo que estamos vivendo onde a velocidade das mudanças nos atropelam diariamente. Temos que desaprender modelos existentes, questionar paradigmas. Por exemplo, empresas como a IBM, contrata em seu quadro, como desenvolvedores, pessoas que sequer tem um curso universitário.

 

Liderar então parece coisa para os loucos…

Ser um líder nesses tempos é sim muito complexo. E acredite, isso já era insano por natureza, e nos tempos atuais se torna ainda mais desafiador. Você é cobrado por resultados que só vem por meio daquilo que seu time é capaz de produzir. Mais do que nunca a arte de influenciar, de trocar, de se relacionar, de saber escolher, de desenvolver pessoas, é o que conta para engajar o time. E esse é um aprendizado constante.

A tendência é que cada vez mais as empresas se organizem em torno das experiências dos usuários de seus produtos e serviços. Portanto, hierarquias cederão lugar a redes de relacionamentos. Já pensou se você como Gestor não dominar muito bem os softs skills necessários para a condução desses processos transversais e multidisciplinares?

Então todo o “mimimi” para defender só o trabalho que você está fazendo já era. Já foi. Pode esquecer! Se você se tornou um líder agora, chegou a hora de entender que o que você está fazendo vai impactar no trabalho do resto da sua equipe. E se ainda não virou, mas quer virar, corre atrás de saber o que realmente importa para dar esse passo.

 

E qual é o segredo desse trabalho?

Nada na vida profissional tem uma receita pronta. Não vai ser como pegar a receita da vovó e fazer um bolo.

Passei mais de 20 anos ocupando cargos de Gestão antes de optar pela consultoria. Logo em um dos meus primeiros escutei de uma colega que já era gestora: “Agora quem manda é você!  Tenha pulso firme com todo mundo, senão ninguém te respeita. Quem dá as ordens, é você”.

Não sei qual foi o resultado do trabalho dessa minha colega, mas, posso presumir que ela não se deu muito bem. Os motivos são fáceis de se listar:

  • É preciso entender a sua equipe, qual é o desenho de perfis que você tem, e de quais irá precisar;
  • Montar um time é como jogar um jogo de xadrez. Cada peça é diferente, faz movimentos diferentes. Só se ganha o jogo sabendo quem usar, em que momento e para que;
  • Ninguém muda ninguém. Você só muda a você mesmo;
  • Seu principal papel como gestor é dedicar seu tempo e energia para o time, afinal de contas, são eles que produzem os resultados.

É desenvolvimento puro, na raiz, em você e nos outros. Até porque as equipes mudam de Organização para Organização. É por isso que quanto mais aumenta a sua habilidade em desenvolver pessoas, mais vai ser reconhecido como um gestor de alta performance.

 

Mas o que eu preciso aprender realmente?

Existem diversas áreas que um gestor, líder, gerente ou coordenador tem que pensar em desenvolver. Vamos para algumas delas:

 

Seleção de pessoas

Se você não souber contratar pessoas para o seu time, a chance de não conseguir montar uma equipe que tenha foco em desenvolvimento e resultado, será mínima. Saber olhar o que perfis você já tem no time e quais precisa complementar é tarefa básica.

 

Desenvolvimento

Você precisa entender que desenvolver as pessoas da sua equipe é uma tarefa primordial e contínua. Aqui, podem entrar outras habilidades que você precisa desenvolver em você: aprenda a dar um bom feedback! Essa é a principal ferramentas de gestão. E mais: entenda que a comunicação é fundamental dentro de equipes e empresas. Portanto, você PRECISA saber se comunicar.

E só para lembrar. Comunicação não é o que você fala, mas o que o outro entende.

 

Aprender a demitir

O desligamento de pessoas também vai fazer parte do seu trabalho. Se manter como um líder eficaz, também vai depender de como você demite alguém. É claro que ninguém quer sair demitindo todo mundo por aí, e a demissão deve ser o ÚLTIMO recurso, depois de esgotados os feedbacks. Mas, é importante entender como você pode fazer isso de forma prática, sem magoar ninguém e criar problemas jurídicos.

 

Agora você já sabe no que buscar desenvolvimento

Mas, como? Onde? Quando? Tenho trabalhado em curso especificamente para gestores, é o IH, F****! VIREI GESTOR. Com ele, você vai aprender online a

  • Selecionar pessoas;
  • Desenvolvê-las;
  • Entender como funciona o feedback;
  • Aprender a lidar com os desafios do dia a dia do cargo de gestão e
  • Também entender como funciona o processo demissional.

Você pode acessar o curso clicando aqui!


Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Cadastre-se abaixo para receber nossas últimas novidades!​

Nós valorizamos sua privacidade, nunca vamos mandar nenhum spam ou passar as suas informações a terceiros.

Copyright 2020 Andrea Krug - Todos os direitos reservados.

Fechar Menu
×
×

Carrinho