• Blog
  • Serviços
  • E-books
  • Vídeos
Menu
  • Blog
  • Serviços
  • E-books
  • Vídeos
  • Cursos
    • Bombando Na Entrevista
    • Ih F**** Virei Gestor
  • Clientes
  • Parcerias
  • Contato
Menu
  • Cursos
    • Bombando Na Entrevista
    • Ih F**** Virei Gestor
  • Clientes
  • Parcerias
  • Contato
  • Blog
  • Serviços
  • Ebooks
  • Vídeos
  • Cursos
  • Clientes
  • Parcerias
  • Contato
Menu
  • Blog
  • Serviços
  • Ebooks
  • Vídeos
  • Cursos
  • Clientes
  • Parcerias
  • Contato
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

“Eu queria tanto te elogiar, mas você não me ajuda…”. Chegou a hora de você aprender a dar um feedback!

Pois é, ouvi essa pérola dia desses. De verdade, gostaria de entender o que se passa na cabeça de um gestor ao falar uma bobagem dessas. O que ele espera provocar no outro? Ele acha que com isso o outro irá fazer o que ele espera? Ou o que ele quer de fato é que seu subordinado deixe a empresa o mais rápido possível. E o que ele não tem é coragem de demitir?

Falando nisso, eu tenho um e-book gratuito para quem deseja aprender a lidar com essas situações complicadas no ambiente de trabalho.

Gerir pessoas não é nada fácil, é por isso que você precisa começar a se desenvolver! Não tem essa de que estudei exatas e não me ensinaram isso. Ninguém aprende isso na faculdade. E na grande maioria das vezes viramos gestor sem sermos treinados para isso. Tem meio que uma fantasia generalizada que com o cargo você ganha um “chip” que te torna um mega especialista em seleção, em feedback, remuneração e desenvolvimento de pessoas. E o pior é que muitas vezes seguimos modelos tortos, copiamos líderes que de um jeito ou de outro nos formaram como líderes.

Ou será que nos deformaram?

Em processos de seleção, ou mesmo de treinamento onde existem dinâmicas de grupo, até hoje sou interpelada por gestores que dizem assim: “que tal colocar um pouco mais de pressão pra ver se aguentam o tranco?”. Aprende de uma vez por todas! A única coisa que funciona bem sob pressão é o chopp. Gestor tem que filtrar pressão e não aumentar pressão. Ninguém vai dar o melhor que tem sob pressão. É fato que o dia a dia nos impõe urgências, decisões que sufocam. Administrar a pressão faz parte do aprendizado, mas achar que é o fera da pressão, que é melhor na pressão, que bobagem. Parece criança disputando qualquer coisa com o coleguinha. Gestor tem que filtrar a pressão. Não pode repassá-la ao time e muito menos aumentá-la. Outro pecado muito comum é terceirizar atividades complicadas, como por exemplo, conversas difíceis. Ao invés de tratar o que de fato incomoda, trazendo evidências, dados e fatos, leva a conversa na base do sujeito oculto ou indeterminado. É coisa do tipo: “falaram que você” e outras na mesma linha. Se a evidência não é sua, isso não é ter uma conversa para influenciar na mudança do comportamento de alguém. Isso é fazer fofoca! Se de alguma maneira, a partir de uma informação recebida você achar que há uma chance desta ser verdadeira, observe, colha você mesmo as evidências para depois falar. Nunca trate um assunto, principalmente se ele for delicado, sem os fatos!

É possível ser um bom gestor!

É muito comum entre gestores um verdadeiro exorcismo em relação a ações que possam ser interpretadas como maternalismo/paternalismo. Isso é demonizado!!! Ser bom gestor é ser justo! Quanta bobagem… Para começo de conversa, pai e mãe dão limites. Quem não dá limites é madrasta, afinal de contas o filho não é dela. Portanto, ser maternal é dar limites, é escutar, é acolher, mas é também dizer o que não funciona, o que não está legal. E por vezes dar o remédio ruim. Bons gestores escutam e mantém sempre o canal de comunicação aberto, criam um clima de confiança na relação, que permite o erro, permite crescer e se desenvolver, através também do estabelecimento de limites e de conversas difíceis. Abominamos tanto o paternalismo, mas adoramos que o subordinado venha até nós e pergunte como se faz as coisas. Como gestores somos muito vaidosos. Achamos que é nosso papel e responsabilidade ter todas as respostas. Interferir em todos os conflitos, participarmos de todas as reuniões. Experimente perguntar ao invés de responder. Respostas fecham a discussão, perguntas abrem, ativam nossa curiosidade, faz com que o indivíduo caminhe na busca de alternativas, e dessa forma aprenda algo novo. O nome disso é desenvolvimento. Experimente fazer mais perguntas e ter menos respostas.

Desrespeito está fora de cogitação!

Por fim, mas não menos importante, nunca desrespeite um subordinado. Se você já não aguenta mais a convivência, se acredita que já fez tudo que poderia ter sido feito e que não está funcionando, tome a decisão que ninguém quer tomar, mas que faz parte das atribuições de qualquer gestor: demita. Pode ter certeza de que isso é infinitamente melhor do que desprezar. Fingir que o outro não existe, ameaçar com frases do tipo: “ou você muda ou eu mudo você”, “esta é a última oportunidade que estou te dando” e blá blá blá… Isso é massacre, é desrespeito. Como gestor lembre-se sua principal tarefa é cuidar do time. Um bom gestor é aquele que sabe alavancar resultados com o seu time, porque sabe guiá-lo na direção dos objetivos, sabe criar desafios e engaja-los. Como gestor lembre-se, a maior parte do seu tempo não pode estar em reuniões, em atividades que tem a ver com a operacionalização do dia a dia. Como gestor, seu tempo é para o time, para se comunicar com ele, para desenvolvê-lo. O resto é consequência. Continue acompanhando os meus conteúdos pelo Facebook! Você também pode mandar uma mensagem com dicas e sugestões aqui.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Cadastre-se abaixo para receber nossas últimas novidades!​

Nós valorizamos sua privacidade, nunca vamos mandar nenhum spam ou passar as suas informações a terceiros.

  • Blog
  • Serviços
  • E-books
  • Cursos
  • Sobre
Menu
  • Blog
  • Serviços
  • E-books
  • Cursos
  • Sobre

Copyright 2020 Andrea Krug - Todos os direitos reservados.

Facebook-f Linkedin-in Instagram
Fechar Menu
×
×

Carrinho