O caminho percorrido em busca de um emprego é longo. O medo de não conseguir a tão sonhada vaga pode levar algumas pessoas a exagerar algumas informações que estão no currículo ou mesmo em outras etapas, como é o caso da entrevista, tentar demonstrar uma experiência, uma habilidade que de fato não possui. A atitude pode até parecer inofensiva, afinal você está precisando que alguém te dê uma chance, mas acredite ela mais te prejudica do que ajuda.
Cada organização possui suas particularidades. O ambiente, a forma de trabalhar, os valores e missão determinam a identidade de cada empresa. Por isso, se um candidato não se identifica com esses aspectos, é muito provável que não dê conta de encarar o dia a dia, e aquilo que parecia uma alavanca para uma oportunidade vira uma barreira instransponível. É por essa razão, que fingir uma coisa que não é, só vai te limitar, você não consegue por muito tempo sustentar uma entrega baseada em habilidades que você de fato não possui.
No momento da seleção, a transparência é observada em pequenas atitudes. Para a empresa, é fundamental que o candidato aja com sinceridade, saiba assumir suas responsabilidades, se posicione quando preciso e não esconda informações. Lembre-se que honestidade é um dos pilares de um bom profissional!
Como agir com transparência durante um processo seletivo? A solução é simples: seja você mesmo e prepare-se com antecedência para a sua seleção!
A preparação permite que o candidato se sinta seguro durante uma entrevista, além de tornar o caminho para o sucesso mais eficiente.
Se você quer mandar bem nos processos seletivos, confira o nosso curso Bombando na Entrevista e aprenda tudo o que você precisa saber para dar Match com a vaga tão sonhada.