As competências humanas são fundamentais na era que se diferencia pelo talento, e quando a gestão é ainda mais focada no indivíduo. Na caça aos talentos as organizações vão em busca de profissionais que se diferenciam nas competências comportamentais. Ou seja, para arrumar um emprego, você vai precisar mais do que apenas as habilidades técnicas.
E o que isso quer dizer?
Defina seu objetivo de carreira. Depois, invista tempo em detalhar cada passo para colocá-lo em ação. Agora que já conseguiu definir o que realmente é importante para a sua realização profissional é a vez de pensar como está preparado. Quais competências você tem que ajudam a alcançar a sua meta? O que falta para chegar ao seu alvo? A busca por um espaço no mercado de trabalho às vezes parece muito difícil. Mas, o segredo de quem obtém sucesso logo no início da carreira, nem que seja apenas na conquista da vaga desejada, é o foco! É muito importante se atentar ao autodesenvolvimento, sejam de habilidades que você já possui, ou daquelas que vai precisar conquistar.Mas, por onde começar?
Que tal começar fazendo uma relação dos conhecimentos que gostaria de aprimorar? Aprendizados que não fazem parte do seu dia a dia podem estimular novos comportamentos, habilidades e atitudes. Estudos e leituras de áreas complementares a sua podem motivar e provocar novas formas de atuação. O poder do conhecimento é indiscutível, entretanto o seu diferencial está relacionado às questões comportamentais. Faça uma autoanálise em relação às habilidades e atitudes exigidas no mercado e como está colocando em prática. Vamos ajudar nessa reflexão com algumas questões a seguir.-
- No relacionamento interpessoal e trabalho em equipe, visa seus próprios interesses ou do time?
- Se comunica com fluência e assertividade, sem receio de expor suas ideias e defender opiniões?
- De que forma identifica soluções novas e diferentes para colocar em prática?
- Ao negociar fecha acordos mutuamente satisfatórios, criando um clima favorável às partes ou privilegia seus interesses?