Por mais que bata o desespero, só a oração para conseguir emprego, ou simpatia, ou trabalho daqueles com charuto e tudo mais, não vai resolver não…
Quanto mais difícil o cenário, mais ele exige que a gente se prepare para essa busca. É mais ou menos como se preparar para escalar uma montanha ou correr uma maratona.
Quanto maior a altura, a distância, mais treino será exigido. Caso contrário a gente quebra no meio do caminho e não alcança o objetivo.
O mercado de trabalho muitas vezes equivale ao Everest. E pra subir o Everest tem que ter equipamento, preparo físico, saber até onde você é capaz de chegar, conhecer seus limites e saber respeitá-los. A busca por um emprego não é diferente não.
Por isso que a primeira coisa que temos que fazer é saber exatamente onde a gente manda bem e onde não manda bem.
Não adianta dar tiro pra todos os lados. Mandar currículo pra tudo quanto é canto, se inscrever em qualquer vaga não vai ajudar em nada. Isso com certeza só irá aumentar sua frustração e desespero.
Outra coisa que ajuda muito pouco é pedido de emprego para quem você nem conhece. Ninguém recomenda alguém que não possa atestar de fato pela forma como essa pessoa trabalha.
Entrar nas redes sociais de recrutadores e pedir emprego, às vezes de uma forma cheia de angústia, com argumentos que não se relacionam com suas qualificações também é um tiro no pé.
Muita gente quer a mesma coisa que você, e não é porque você está a mais tempo desempregado, ou porque tem filhos ou contas atrasadas que isso te coloca numa posição mais favorável.
Antes de escalar o Everest…
Reflita. Onde você manda bem? Onde você não manda bem?
Não é só uma questão de enrolar que tem inglês avançado quando só têm o básico. É de também entender quais são os valores da Organização, como é o clima, o ambiente.
Uma vez, entrei numa Organização onde não fiz uma leitura correta do ambiente. Em poucos meses meu nome constou em uma ata de reunião da Diretoria, porque minha gargalhada atrapalhava o andamento da área de Engenharia.
Aquele lá não era um ambiente pra mim. Mais 3 meses e entramos num acordo para minha saída.
Achar que você é capaz de se adaptar a tudo, também não é verdade. Sim, essa é uma das características de nós humanos, mas temos nossa essência.
O cargo e a empresa devem exigir da gente o que temos de melhor, e não o que temos de pior. Caso contrário teremos sempre que nos esforçar para fazer a entrega.
E na boa, o único lugar onde o esforço é válido é no banheiro.
Por isso prepare-se!
Independente de qualquer crise econômica, as mudanças aceleradas que o mundo já está vivendo, e que se acentuam cada vez mais, exigirão de todos os profissionais atualização constante.
Cada um deve ser protagonista de seu processo de aprendizagem que será evolutivo, contínuo e imersivo.
Para de chorar pelas oportunidades que a vida não te deu e comece a correr atrás. Nunca houve tanta oportunidade de aprendizado. Ele está disponível na internet, basta querer achar. Você terá que ter foco e disciplina, exatamente como um atleta que se prepara para uma escalada.
Eu mesma desenvolvi um curso para te ajudar a se preparar para essa escalada. Já digo: não é fácil, nunca vai ser. Mas, também não é impossível! Você pode conferir o curso aqui.
E por último, mas não menos importante, não dá (NÃO DÁ) pra errar no português.
Mesmo que você não esteja mais habituado a escrever as palavras por inteiro, mandar um e-mail, o CV ou mesmo um comentário nas redes sociais com qualquer tipo de escorregada que fere as normas gramaticais é um passo para ficar de fora.
Por isso prepare-se, leia, estude, atualize-se.
Troque algumas horas do dia nas redes sociais, nos grupinhos de mensagem por conteúdo de fato. Saiba o que está acontecendo, aumente seu repertório cultural.
Se você fizer isso e ainda por cima uma bela oração, aí suas chances aumentam de fato.
Até porque está na Bíblia: faça a sua parte que te ajudarei…. Só a oração não vai rolar, não vai trazer o emprego amado de volta em 7 dias não. Agora é com você.
Continue acompanhando o meu blog para entender onde você precisa se desenvolver. E já que estamos falando sobre desenvolvimento, dê uma olhada no meu curso, quem sabe essa não seja a porta de entrada para você entender onde precisa melhorar para conseguir aquela oportunidade. É só clicar no banner abaixo!
Este post tem um comentário
Adriana Gropo
15 abr 2019Leitura programada! Obrigada e acompanharei as novidades por aqui.