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A sua liderança é eficaz?

Ser um líder é uma tarefa complicada e cheia de percalços. Ter uma liderança eficaz então, é mais difícil ainda! É preciso fazer uma gestão de pessoas eficiente e tomar decisões corretas, mesmo que elas acabem doendo e trazendo consequências que você não gostaria. E acredite, não é um band-aid que vai te ajudar a curar essa ferida.

Mas afinal, quantas vezes você já se perguntou se a sua liderança tem realmente sido eficaz? E melhor: quantas vezes você já levantou a bunda da cadeira para melhorar o seu trabalho?

Novos gestores costumam encontrar dificuldades na transição para esse estágio da vida profissional. Até porque, apesar de os bebês serem ótimos gestores das mães, você não nasceu sabendo como liderar pessoas. Por isso, eu trouxe alguns pontos fundamentais para fazer você refletir sobre como essa sua jornada fascinante pelo novo nível profissional pode ser mais eficiente. Porque no fim das contas, remar, remar e remar sem chegar a lugar nenhum, uma hora cansa.

 

Sem drama: você não está mais em um cargo só operacional!

Antes de ser chefe, você provavelmente não precisava lidar diariamente com pessoas que são tão diferentes entre si em suas atitudes e personalidades.

O lado operacional do trabalho tem a sua complexidade, é claro, mas você foi treinado para isso, estudou e ganhou experiência com o decorrer dos anos. Agora, é necessário entender que há um time em volta de você e, mais importante, que esse time precisa ser criado e moldado por você!!!

Ou seja,  a escolha de quem fica e quem sai é sua e depende do que você considera melhor para a empresa. Chegou a hora de cair na real, não é? Você assumiu uma responsabilidade porque muito provavelmente viram potencial em você. Não custa tentar então, certo?

Mas, o que você deve fazer para ser eficiente nessa nova fase de sua vida profissional? É hora de refletir e de pensar quais boas atitudes você está tendo e o quanto você entende as pessoas sob seu comando. Mas, não adianta nada ficar só na reflexão, mexa-se! Procure evoluir, se desenvolver. Por isso, seguem algumas dicas para você buscar essa evolução.

 

Choque de gerações

Uma vez que você chegou na posição de ser um líder, vai precisar encarar, durante o seu dia a dia, pessoas de faixas etárias e gerações que tem grandes distâncias entre si. E elas tem vontades que possuem muitas vezes essa mesma distância:

Os mais velhos têm mais paciência, aprenderam a lidar com o conforto da vida de uma empresa e a esperar pelas conquistas. Os jovens querem tudo de uma vez e vivem por seus projetos pessoais e ideais de vida ainda embrionários.

Você entende que cada um vê a carreira diferente do outro e que você precisa se adaptar a essas incongruências como um camaleão?

 

via GIPHY

 

Selecionar pessoas: currículo ou comportamento?

Liderar uma equipe já dá seu primeiro choque quando você se depara diante da tarefa complicada de montar essa equipe. No primeiro passo, é necessário avaliar habilidades e experiência profissional, e para isso o currículo será bastante necessário. Porém, o que manterá os escolhidos na sua equipe é a atitude, o comportamento!!! Por isso, os processos de seleção de grandes empresas são complexos.

É preciso não só identificar o que você procura na técnica, mas como a pessoa reage quando “a casa cai”, aquela hora que todo mundo precisa repensar um jeito de fazer a mesma coisa entre outras diversas situações do cotidiano corporativo.

Por falar nisso, você sabe quais são as competências mais requisitadas pelos executivos de grandes empresas? Na pesquisa que coordenei no Bombando sua Carreira têm todas detalhadas. Você pode baixar gratuitamente aqui.

É através disso que você vai perceber quem realmente tem o que é preciso para produzir da forma que você quer, na quantidade e com a qualidade que você quer. O relacionamento interpessoal também sempre será uma questão importantíssima. Como você tem lidado com a personalidade dos membros do seu time?

A autocrítica é o “se olhar no espelho” todos os dias para tentar enxergar onde você está errando. E todo mundo erra meu amor, eu mesma já errei diversas vezes durante a minha carreira. Mas, pior do que errar é enxergar o erro e não procurar evoluir com isso.

 

Saiba estabelecer um canal de comunicação com seus comandados

As pessoas acham que comunicação é fácil, que é só sair falando por aí. Mas a real é que você precisa desenvolver essa habilidade também. Saiba que seus gestos falam, seu tom de voz, a forma como você se posiciona! A comunicação é essencial para uma boa liderança.

É muito raro na gestão de pessoas existir um canal de comunicação real entre líder e comandados. Você precisa se sentir seguro para ter conversas mais complicadas com a sua equipe, e para isso é necessário desenvolver uma confiança lenta e duradoura.

E é apenas com desenvolvimento, que será possível ter a certeza de que, quando precisar falar sobre a carreira ou sobre alguma atitude que não está correta com algum colaborador, será ouvido de peito aberto e que acontecerá um diálogo, não um monólogo. Pense nisso: você se sente confortável para falar abertamente sobre questões espinhosas com a sua equipe?

Agora que você já sabe quais perguntas deve fazer para você mesmo sobre o seu trabalho com a liderança, tá na hora de se desenvolver, não é? E ainda existem outras dicas. Se você quiser receber mais dicas para tornar o seu trabalho cada vez mais eficiente, preencha o formulário abaixo.



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