Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Virou gestor? E agora? Entenda como conseguir mais resultados da sua equipe!

Você sempre buscou desenvolvimento no cargo operacional que ocupava, quando de repente… Virou gestor! De uma hora para a outra as suas funções mudam, agora tem que comandar uma equipe, fazer a gestão de pessoas, se comunicar, dar feedback, contratar, demitir e ainda conseguir mais resultados. Minha primeira experiência como gestora foi assustadora. Lembro até hoje que solicitaram que eu fizesse a demissão de uma colaboradora da minha equipe. Foi um fiasco! Eu deixei ela trabalhando o dia inteiro, quando chegou no fim do dia, ela estava indo embora e eu a chamei para efetuar a demissão. Se você estiver lendo esse texto hoje, eu peço desculpas! Afinal, todo mundo é passível de erro. Ainda mais quando você acabou de sair de um cargo onde executava suas funções operacionais com maestria e é colocado em um cargo onde além das suas atividades, deve se preocupar com a dos outros. Gerir pessoas não é pra qualquer um! Conseguir resultados de uma equipe, não é para qualquer um mesmo! Mas, querendo ou não você chegou até a liderança. Ou seja, muito provavelmente você é capaz de realizar este trabalho e foi reconhecido(a) pelo seu desenvolvimento. Então, no mínimo você deve saber que “mimimi” não vai te levar a lugar nenhum. Foi reconhecido pelo desenvolvimento e virou gestor? Então continue a se desenvolver para fazer com que o seu trabalho seja eficaz!

Primeiro passo: pense no desenvolvimento!

Antes de cobrar desenvolvimento da sua equipe, o que você está fazendo para o seu autodesenvolvimento? Afinal, agora você tem muito mais responsabilidade. Você pode até estar ocupando um cargo de gestão, mas isso não quer dizer que deve ficar estagnado na sua zona de confortoSe você está sendo cobrado por resultados, o seu desenvolvimento também está em jogo. A busca pelo crescimento profissional vai melhorar muito o seu trabalho no dia a dia. Em primeiro lugar, você deve reconhecer quais são as suas funções como líder, como gestor… A partir disso, precisa entender onde precisa melhorar. É na contratação, para a formação de um time? Então passe a entender mais sobre os processos de seleção. É na hora de desenvolver a equipe? Então comece a pensar mais em como vai conseguir motivar o seu time. Como nós estamos falando de resultados, é importante que você passe a pensar um pouco mais no desenvolvimento do seu time, na motivação do mesmo e na avaliação de desempenho e potencial. Então primeiro entenda como vai conseguir fazer isso, para depois praticar com a equipe, apostando no desenvolvimento do time.

Agora vamos avaliar a sua equipe?

Conseguir resultados não é fácil. Se você está querendo alcançar ainda mais resultados com o seu time, quer dizer que chegou a hora de avaliar os colaboradores. Neste ponto, falamos sobre desempenho e potencial! É importante entender que existem diferenças entre os dois tipos de avaliação.

Desempenho x Potencial

O desempenho é a entrega que o colaborador faz, em frente a expectativa que o cargo exige. A avaliação de desempenho é a comparação entre o que o colaborador entrega e o que o cargo exigia que ela entregasse. É importante deixar claro que esse processo pode ser subjetivo, afinal, as pessoas são assim. Por isso, como gestor, é essencial observar os colaboradores diariamente. Desta forma, a assertividade em relação a avaliação será maior. Agora, o potencial não é em relação ao presente. É uma aposta no colaborador, é como se você enxergasse que aquela pessoa, frente a uma situação mais complexa do que o cargo dela atual, fosse se dar bem. Depois de levar em consideração a diferença entre cada um dos colaboradores, você pode fazer uma análise de como eles vão se portar quando forem cobrados pela entrega de mais resultados.

Tome cuidado com as cobranças…

Como gestor, é importante que se tenha cuidado com as cobranças excessivas. Existem um grande erro que, quem ocupa cargos de liderança comete, que é achar que deve deixar todas as atividades para os colaboradores. É essencial que entenda: se tornar gestor não te faz o “rei da cocada preta” pra que você saia por aí apenas delegando ordens para a sua equipe. Liderar é muito mais do que mandar.

E no fim das contas? O resultado vem?

O que nós podemos concluir aqui é que sim, o resultado vem. Mas, não adianta se iludir, porque não vem de uma hora para a outra. O seu autodesenvolvimento, assim como o desenvolvimento da equipe e uma visão mais ampla sobre qual é o papel da liderança vão trazer resultados. Porém, a longo prazo. Ninguém se desenvolve do dia para a noite. Entendeu o que vai fazer com que o seu trabalho como gestor seja eficiente? Desenvolva a sua equipe, e assim vai conseguir mais resultados! Se quiser ajuda para colocar isso em prática, eu tenho um curso que pode te ajudar. Com o Ih F****! Virei Gestor, você vai aprender todo o processo que envolve o cargo de gestão: contratar, desenvolver, comunicação, feedback, demissão Lembre-se! O seu autodesenvolvimento em primeiro lugar. Se estiver interessado em mais conteúdos como esse, continue acompanhando o meu blog. No Facebook e no Instagram você também não perde nenhuma novidade.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Cadastre-se abaixo para receber nossas últimas novidades!

Nós valorizamos sua privacidade, nunca vamos mandar nenhum spam ou passar as suas informações a terceiros.

Fechar Menu
×
×

Carrinho